Seguidores

quarta-feira, 15 de agosto de 2012

Meu Projeto Comunitário.


Projeto Comunitário.




Projeto “Brasil informatizado”




José Américo Ribeiro Matos


Hidrolândia - Ce,
2012.
Projeto “Brasil informatizado”

Apresentação / justificativa:
Desde 2005 o município de Hidrolândia vem desenvolvendo ação de inclusão de pessoas em estado de vulnerabilidade. Ações estas voltadas para ações sócioeducativas, produtivas, criativas, lúdicas, ocupacionais e educacionais. Nesse contexto, sugerimos aqui a inclusão de pessoas do “Programa Brasil Alfabetizado” no mundo da informática, promovendo um curso básico de informática com duração de seis (06) meses, com o objetivo de manter os alunos do referido programa em um processo contínuo de formação, de incentivo a leitura, além de oportunizar os mesmos com novos conhecimentos em outras áreas do saber, melhorando o seu desempenho na leitura, lógica, coordenação motora, produção textual, além de abrir novas possibilidades de colocação no mercado de trabalho, melhorando os indicadores de qualidade das políticas públicas.

Objetivo:
Oportunizar jovens senhoras e senhores a partir de quinze (15) anos de idade, pertencentes ao “Programa Brasil Alfabetizado”, com um meio de educação continuada, priorizando os que mais se destacaram durante a formação no programa. O referido projeto vem com uma nova visão de formação na área  da tecnologia, oferecendo uma nova perspectiva de conhecimento, inserido o público em questão em contato direto com o mundo da informática.

Metodologia:
Serão utilizados conhecimentos empíricos do cotidiano dos alunos, trazendo para nosso espaço de formação e aplicando-se aos meios de comunicação para uma melhor absorção do conteúdo. Como ferramenta será empregado o sistema operacional LINUX e seu pacote BrOffice, distribuído nos módulos: Writer, Calc, Impress e  Internet.

Local:
O projeto será desenvolvido na Estação Digital de Hidrolândia - Ceará, Localizada a rua: Dona Maria José,Nº 170. Centro. Telefone (88) 3638-1927. E-mail: estacaodigital_hda@hotmail.com no período de seis ( 06 ) meses.


Período de execução:
O referido projeto acontecerá entre os meses de Julho a dezembro de 2012.

Publico Alvo:
O publico será jovens senhoras e senhores a partir de 15 anos, com baixa escolaridade do programa “Brasil Alfabetizado“ do Governo Federal em execução no município de Hidrolândia, que mais se destacaram durante a formação. O projeto mencionado dará segmento a uma linha de formação continuada, abrangendo formações no campo da informática. Os selecionados serão distribuídos em quatro (04) turmas, cada uma com dez (10) integrantes, beneficiando quarenta (40) pessoas durante o período de seis (06) meses.

RH do Projeto:
Três (03) voluntários que farão o papel de monitores, três (03) colaboradores cedidos pelo município, sendo um coordenador (Educador Social) e duas (02) pessoas no acolhimento.


Avaliação:
A avaliação acontecerá mensalmente através de questionários aplicados em sala, além de provas orais e escritas de acordo com o nível de cada turma, respeitando suas dificuldades e promovendo a inclusão de forma igualitária.
Recolher esta postagem

AUTO RETRATO, um pouco sobre minha historia.


1. A partir da história do seu nome, conte uma história sobre quem é você.
O meu nome me foi dado em homenagem a um amigo de infância de meu pai, que faleceu quando eles ainda eram jovens. Sou uma pessoa batalhadora, que luto pelos meus objetivos e que gosto de superar desafios.

2. O que você sonha em poder realizar?
Bem, neste momento quero terminar minha faculdade e buscar uma melhor colocação de trabalho.

3. Onde comumente podemos lhe encontrar? 
Hoje sou servidor público no município de Hidrolândia-Ce, cedido ao projeto estação digital, aqui em Hidrolândia ela funciona em uma parceria da Associação dos Moradores de Nova Hidrolândia, Secretaria de Assistência Social e Fundação Banco do Brasil, durante o dia é comum me encontrar lá, a noite geralmente estudando ou fazendo trabalhos da faculdade.

4. Em que cidades já morou? Por quais bairros já passou? Como chegou até aqui? Como foi sua vida em cada uma de suas casas? Como se sentiu em cada lugar onde viveu?
Aos 18 anos fui para o Rio de Janeiro, morei lá por 5 anos, é uma cidade que tenho uma grande paixão, costumo dizer que sou carioca de coração. Lá cada bairro tem o seu charme, voltei ao Ceará porque eu queria fazer uma faculdade e lá eu não tinha tempo.
 
5. Houveram dificuldades a serem superadas? Quais?
Eu venho de uma família muito pobre, sou filho de agricultores, semianalfabetos e até os desafios foram muitos, quando comecei a estudar andávamos 5 quilômetros a pé até chegar na escola, posteriormente minha família veio morar na cidade para facilitar nossos estudos.

6. O que o marcou em sua vida? Por quê?
No ensino fundamental tínhamos que ir a escola com um uniforme, era obrigatório na época e eu só tinha uma blusa e estava rasgada,  não tínhamos dinheiro para comprar uma nova, acho que foi assim uma coisa que me marcou.

7. Que pessoas são suas referências?
Minha mãe com certeza, por que passamos grandes dificuldades mais em nem um momento ela abandonou nem um de seus filhos.

9. Quais são os seus sonhos?
Os meus sonhos é terminar minha faculdade e fazer  um mestrado para tentar uma carreira acadêmica.

Sou José Américo Ribeiro Matos, Sou educador Social da Estação Digital “ Informática de Todos” da cidade de Hidrolândia - Ceará

Em uma sociedade globalizada...


Ao longo das últimas décadas o mundo vem desenvolvendo um patamar de auto globalização, neste novos tempos a sociedade vem se modificando a passos largos, neste contexto o ser-humano vem aperfeiçoando novos métodos de comunicação que nos levará a caminhos que ainda não podemos prever. Você já parou para pensar que situações que tornavam os seres mais sociáveis vem se modificando? Há alguns anos era comum vizinhos se cumprimentando ao chegar ou ao sair de casa, hoje são apenas poucas palavras quando não, uma simples buzinada como cumprimento ou simples gesto com a mão. E os laços afetivos estão se alargando, as relações vem tomando novas formas e características sociais.

Nosso mundo vem assumindo novas posturas e as relações são baseadas no virtualismo, os namoros virtuais, as fertilização in vitro, partes do corpo humano sendo substituídas por robôs, coração vira máquina e os sentimentos humanos se baseando em meros programas, somos hoje meio androides. Amizades virtuais e até mesmo os locais onde eram point dos jovens vem tomando novas formas neste novo mundo, as compras são virtuais, pagamentos são online, as faculdades são à distância e as relações de amizade, companheirismo, a troca de experiências, as vivencias que levavam ao conhecimento mais amplo do ser homem, estão sendo extintas. E não para por ai, o bom dia na saída do prédio já não dá mais, os porteiros são eletrônicos, nos banco caixas são rápidos ou internet bank e até o velho cinema hoje está sendo substituído pela tela de led de um computador que podem ser vistas em Já não há espaço para a saudade, pois quando há um tempo, passam-se um e-mail, MSM ou scrap, se está longe conversamos pelo MSN, já não se manda mais flores, mandam-se (f), flor vitual , não se sentem-se mais o calor humano, manda-se um abç, ou um bjs, não paramos mais para dar boas risadas, não há tempo! Somente um rsrsrs, um kkkk ou se a piada digitada for boa mesmo, dizemos (lol). Os mecanismos que foram criados para tornar o mundo menor, também nos torna mais máquinas e menos humano e as relações sociais nos distanciam, espere ai! não devia ser o contrário? Sempre ouvi dizer que o mundo acabaria um dia, e acho que o meu mundo hoje, acaba todos os dias em que acordo e não tem internet.nossas casas. O velho barzinho que era o point no sábado a noite hoje está sendo substituído, pelo MSN, ORKUT, FACEBOOK só o que ainda continua o mesmo, é o velho refrigerante, mas, que agora é 0, e a pipoca é light, claro!

Inclusão Digital um direito de todos.


Gostaria de parabenizar a todos os educadores e gestores pelo belíssimo trabalho feito nesta grande rede de formação distribuído pelo Brasil, hoje basicamente em todas as comunidades existem projetos de inclusão, seja social ou digital, mas o fato que a força dos educadores e educadoras sociais vem contribuindo significativamente no desenvolvimento das comunidades. 
Incluir seja em qual for o sentido é um grande desafio, é preciso garantir a inclusão de uma forma igualitária, onde possa abranger todas as classes atendendo seus anseios e necessidades, não há como fazer inclusão sem trabalhar principalmente as classes mais necessitadas como: pessoas em estado de vulnerabilidade social, Pessoas com deficiências, idosos e pessoas com dificuldades no aprendizado, bem como as em estado de analfabetismo. É necessário um trabalho em conjunto com outros segmentos da comunidade, além de fornecer treinamento para que o Educador Social possa aprender a lhe dar de uma forma mais qualificada com as diversidades encontrada em meio ao nosso público como também as diversas deficiências. Além disso, se faz necessário mais investimentos para estrutura física, reconhecimento do profissional de Educação Social e remuneração da classe...

Minhas historias, entrevista...

Entrevistada: Willian Sousa Pereira
Idade: 24 anos
Estado Civil: Casada
Cidade: Simplício Mendes
UF: PI
Estação Digital: Abelha Rainha

1 - Como geralmente estão organizados seus momentos de lazer? O que mais gosta de fazer nestes momentos?

Bem, meus dias são muito corridos, sou coordenadora da estação digital abelha rainha, e meus dias de lazer procuro passar com minha família, meu marido e meu filho de 7 meses, pois durante a semana os vejo pouco, então nos finais de semana vou pra casa da minha mãe que mora num interior perto daqui, e de vez em quando saio na praça, vou numa pizzaria, mas procuro mesmo é ficar em casa e descansar um pouco, ahh, e quando posso vou pra outras cidades, pois adoro viajar e conhecer novos lugares e pessoas...

2 - Que outras atividades você faz cotidianamente? Em que dias e horários?

Trabalho na COMAPI, que é a entidade responsável pela estação onde sou coordenadora, aqui sou assistente financeira, como fica ao lado dá pra mim ficar nos dois lugares, trabalho 8 horas por dia aqui e a noite vou pra estação, sem contar que aos domingos também pra estação. Estou fazendo o curso de monitor-não-bolsista  a distancia, faço também o curso de Fundamentos da Ciência Econômica que é também é a distancia e  pretendo fazer esse ano um curso superior.

3- Você gosta de ouvir rádio/músicas e assistir tv? Que canais você mais assiste? E as pessoas que moram com você?  Que outros canais também "pegam" na tv? Que programas de rádio ou que músicas gosta mais no momento? 

Bem, rádio não ouço, mais quando sinto vontade de ouvir música coloco um CD de Aline Barros com o volume máximo, pois me sinto bem ouvindo essas músicas, não sou evangélica, mais curto músicas assim, sou bem eclética, gosto de quase tudo menos funk e axé, quando tenho tempo assisto o jornal da recorde, gosto de assistir filmes, ect. As pessoas que moram comigo também assistem coisas do mesmo tipo, eu uso a via Embratel, então  são muitos canais, gosto também dos canais de documentários e historia geral. 
Gosto de música gospel e sertanejo.

 4 - Quais são os temas que mais te interessam agora? 
Como estou na área financeira procuro temas ligados a isso, temas de administração, livros, vídeos e outros. E sempre procuro temas ligados a informatização, estudando cursos novos de informática para depois repassar pra comunidade. 

5- Como acha que seria o lugar onde mora e trabalha em um mundo ideal? O que teria a mais ou a menos?

Isso é na verdade um sonho, com certeza tiraria muita coisa que tem de errado aqui, como: políticos corruptos, violência, drogas, mais como isso está se tornando cada vez mais constante em nosso mundo fica difícil imaginar tal coisa. Aqui deveria ter mais programas relacionados a jovens, projetos culturais que envolvessem mais os jovens, pois assim não teriam tempo de se envolverem no mundo da criminalidade, deveria ter lugares de lazer para as famílias, ter mais oportunidade de emprego, pois aqui muitos tem que largar suas famílias pra poder procurar emprego fora, se não muitos passam fome. Isso é triste, mas infelizmente é assim mesmo. Acho que o prefeito deveria se envolver mais, tentar investir em projetos que gerem  oportunidade de emprego, a cidade é muito parada, tem poucas empresas, fazendo com que muitos se mudem pra outros lugares.

Comentário

Durante a conversa com mais Educadores Sociais, observou-se que: Todos os participantes têm mais de uma atividade e que na grande maioria não tem muitas fontes de lazer por residirem em cidades pequenas, mais que todos anseiam por mudanças em suas comunidades e por isso o trabalho voluntário. Hoje o Brasil conta com uma grande rede social que abraça o nosso território de norte a sul fazendo o trabalhos na sua grande maioria não remunerado, como um exemplo, os educadores sociais, classe ainda pouco reconhecida.

Um pouco da historia de nossa humilde Cidade. Hidrolândia-Ce


Hidrolândia surgiu no século XIX situada na região Nordeste do Ceará, com uma extensão de 764 km2 cedida por duas cidades, Santa Quitéria e Ipu, com quem se limita ao Norte e Leste; ao Sul com Nova Russas; ao Oeste com Ipu, Pires Ferreira e Varjota conhecida na época também como Araras.
Hidrolândia já teve diversos nomes em diversas épocas como: Terra de Cajazeiras ou Fazenda Cajazeiras, por ser uma localidade de muitos pés de Cajás, estas por estarem situadas próximas às margens do Rio Batoque que eram bastante frondosas e serviam de abrigo para os animais e os transeuntes que passavam por aquele local com destino a Fortaleza e outras localidades. Cajueiro dos Timbós e posteriormente Cajazeiras dos Timbós, pois pequeno povoado pertenciam de imediato à família Timbó, família de grande influência naquele período da história deste região. Devido a sua influência a as terras serem cedidas pela referida família a localidade passa a ser conhecida como Cajazeiras dos Timbós em alusão aos cedentes. Anos depois na cidade é encontrado uma fonte de águas sulfurosas, sendo que a mesma deu um novo aspecto a cidade que durante algum tempo foi alvo de romaria por causa dos efeitos medicinais  que se encontravam nas águas então passou-se a chamar Hidrolândia. Hidro = água e lândia= cidade.
Neste mesmo contexto a evolução do município é notável nestes 53 anos de emancipação política, em pouco tempo passou depovoado há município, ainda de pequeno poste mais que vem trabalhando fortemente em todos os seus segmentos sócias, entre os quais podemos citar a conquista da Estação Digital “Informática de Todos” que atua no centro da comunidade e que trouxe grandes avanços oportunizando principalmente pessoas de baixa renda, fornecendo formação e acesso gratuito os frequentadores. E que tenho grande orgulho se ser um dos primeiros Educadores Sociais do munícipio e poder ajudar a oportunizar a quem tanto necessita de apoio, treinamento e formação. Assim podemos nos definir a cidade das águas sulfurosas, mais hoje nas ondas da net, situada na terra do sol e como pátria mãe o País tropical.

Imagem dos usuários fazendo uso das nossas ferramentas na estação digital.


Cedendo o espaço do telecentro para alunos da escola profissionalizante.


A ORIGEM DA ESTAÇÃO DIGITAL DE HIDROLÂNDIA CEARA


A estação digital de Hidrolândia-Ce foi inaugurada dia 01 de fevereiro de 2006. Localizada a Rua: Dona Maria José, Nº 170, no centro de Hidrolândia.E estação digital “Informática de Todos” fruto de uma parceria entre a Fundação Banco do Brasil, Associação dos Moradores de Nova Hidrolândia e Secretária de Assistência Social, Trabalho em Empreendedorismo, vem com uma proposta inovadora, oferecendo acesso aos meios de comunicação a população mais carente, além de formação gratuita para todos. Desde sua inauguração a estação digital já diplomou várias turmas com cursos básicos de informática. Nosso público alvo são todos aqueles que buscam conhecimento, cultura ou mesmo lazer, bate-papo com os amigos, parentes que moram distante, copiar um receita de bolo, uma cifra de música, novos pontos de crochê, pesquisas escolares, tendências de moda ou só mesmo um acesso as redes sociais. Nossos funcionários passam por capacitação periódica para trabalhar todas as classes sem discriminar: idade, sexo, raça ou orientação sexual, visando atender a todos da melhor forma possível, valorizando sempre a razão da existência de nosso trabalho e esforços, a pessoa humana.

Inclusão Digital no Brasil


Por que discutimos Inclusão Digital no Brasil?
Bem, Discutimos a Inclusão Digital no Brasil porque o nosso país é um país que tem inclusão digital, que vem crescendo bastante nos ultimos anos. Nosso Brasil é um país em desenvolvimento, o governo publico cresce o numero de benéficios que o mesmo cria para o fortalecimento de nosso povo brasileiro, pois são a partir deles que a comunidade vai ter conhecimento, vai realizar curso de informática e outros de graça, sem se preocupar se vai pagar algo, ou seja, o governa trabalha para que nossas comunidades carentes possam ter uma vida mais digina, onde os mesmosmostram muita garra e vontade de vencer os obstáculos.De que forma os Telecentros promovem a Inclusão Digital?
No meu ponto de vista o programa Telecentro foi uns dos melhores já criados pelo governo, que visa toda a população local onde está cituado o telecentro, sem descriminação ou qualquer algo do tipo. Os telecentros devem crescer cada vez mais, mostrando a importância do software livre e todos os recursos benéficos que este pode trazer à comunidade, que na maioria não tem condições de pagar um curso de informática, e nos telecentro elas encontram cursos totalmente gratis. Os telecentros é de total importância para o crescimento dos projetos de inclusão digital.